(crédito: François-René Moreaux)
(crédito: François-René Moreaux)

A Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), promove nesta quinta-feira (27/10), um debate sobre o papel dos jornais na conquista da independência do Brasil. O evento faz parte da comemoração dos 200 anos do processo de Independência e já motivou uma série de palestras ao longo de 2022. O convidado de segunda-feira será o doutor em história pela Universidade de Brasília (UnB), José Theodoro Menck e o evento será realizado presencialmente, no auditório da BDB na 506/507 Sul, com entrada gratuita. O professor abordará o papel da imprensa no processo de separação do Brasil do sistema colonial.

O professor destaca que a principal realização da imprensa foi a de difundir os valores do iluminismo europeu no Brasil. “À exemplo do Correio Braziliense de Hipólito da Costa, os jornais começaram a trazer ao país análises críticas e criaram uma doutrinação em relação a conceitos liberais como democracia, importância do parlamento e da separação dos poderes que até então não eram conhecidas aqui”, detalha.

O doutor em história destaca que nos anos anteriores à Independência começaram a surgir jornais no Pará, na Bahia, em Pernambuco e no Rio de Janeiro, por exemplo. “Todos repercutindo e popularizando opiniões de independência por todo o território nacional que foram fundamentais para manter a unidade nacional depois da separação”, destaca. A mediação será feita pelo coordenador de literatura iniciativa, Victor Tagore Alegria.

Saiba Mais

A BDB Cultural é uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. Confira como participar:

Entrada: Gratuita
Data: Quinta-feira (27/10)
Horário: 19h30
Outras informações: www.bdbcultural.com.br
Redes sociais: @bdb.cultural

Fonte: www.correiobraziliense.com.br