Mais uma noite memorável no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, com seu Projeto Artístico e Cultural, realizada em 30 de setembro de 2022, com a apresentação do pianista Pedro Gordilho, segundo a jornalista Jane Godoy “Um consertista, um estudioso contumaz, um perfomer dedicado, que sabe tão bem fazer da cultura, das letras, da pesquisa, do antiquariato, das artes e da música que ouve e que toca, um mix de encantamento e absoluta técnica. Foi isso que um público privilegiado e atento desfrutou naquele dia, quando a melodia, o ritmo, a harmonia nos tocaram fundo, de forma inesquecível”.

Pedro Gordilho fez parte do grupo de jovens pianistas que estudaram no Seminário de Música da Universidade da Bahia. Lá estavam, nas salas de aula daqueles anos 50, Henrique Gregori, Júlio Medaglia, Isaac Karabichewski, Ney Salgado, Carlos Lacerda, o “Governador do Teclado”.

Os professores convidados vieram da Suíça, como Pierre Klose, Sebastian Benda. Damiano Cozzela, Yulo Brandão, outros nomes geniais daqueles tempos remotos. O Diretor era o introdutor da música dodecafônica no Brasil, o brilhante maestro H. J. Koelheuter.

Alguns fizeram sucesso nos palcos. Outros seguiram profissões liberais, como Pedro Gordilho, que se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia e veio para Brasília em 1961, onde se radicou e constituiu família. Mas sem perder o gosto pelo piano, que continuou praticando, como amador, nas horas vagas.

Um pianeiro, como ele próprio se intitula, que apenas deseja reverenciar, perante amigos, fragmentos da memória da canção, destacando os três elementos fundamentais da música, a saber, a melodia, o ritmo e a harmonia.

 

PROGRAMA MELODIA

“Na partitura há tudo menos o essencial.
É aí que o intérprete se faz parceiro e criador.”
Gustav Mahler

 

Estate (Bruno Martino & Bruno Brighetti).

Melodia em Fá (Anton Rubstein) / My Foolish Hart (Young & Washington) / Love Balad (Peterson)

Poética (Vinicius de Moraes)

Eu não existo sem você (Tom & Vinicius, arr. Jacques Morelenbaum) / Por causa de você (Dolores Duran) / Modinha (Tom & Vinicius)

Pausa metrificada (Drummond)

Neste mesmo lugar (Klecius Caldas & Armando Cavalcanti) / Saia do caminho (C. Mesquita & E. Barbosa) / Ay yoyô (Cândido Costa & Luis Peixoto)

 

RITMO

O trenzinho do caipira (Villa Lobos & Ferreira Gullar)

Escorregando (Ernesto Nazareth)

Patrícia (Perez Prado)

 

HARMONIA

Mal d’amour (Kreisler & Rachmaninov, arr. facilitado por Pedro Gordilho)

Esperando você (Tom & Vinicius)

O Tempo e o Vento ((Johnny Alf)

Celebrando Gershwin (fragmentos: Rhapsody in blue, Embraceable you, The man I love)

Celebrando Bené Nunes: Rapsodia Sueca (Richard Addinsel)

Celebrando Liberace: Sonho de Olwen (May e C. Williams)