SEMINÁRIO PROCESSO DA INDEPENDÊNCIA: A CONQUISTA DOS SERTÕES

Organizado pelos acadêmicos André Ricardo Heráclio do Rêgo e José Theodoro Mascarenhas Menck, o Seminário Processo da Independência: A Conquista dos Sertões, foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual), com apoio da UPIS – Faculdades Integradas, em 3 de junho, data comemorativa de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.

Com o objetivo de homenagear o Bicentenário da Independência do Brasil quanto à Mudança da Capital para Brasília, o evento foi aberto com as palavras do Presidente Ronaldo Poletti e contou com a seguinte programação:

Manhã

Abertura

Dr. Ronaldo Poletti

 

Primeira Mesa

Antecedentes: a conquista dos sertões e a ocupação do território no século XVIII –

André Ricardo Heráclio do Rêgo

Pernambucano do Recife, graduado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, mestre em Estudos Ibéricos e Ibero-americanos pela Universidade de Paris X (Nanterre), doutor em Estudos Portugueses, Brasileiros e da África Lusófona pela mesma universidade, além de pós-doutor em História Social pela Universidade Católica de Lisboa e pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Diplomata de carreira, ocupa atualmente o cargo de Ministro de Segunda Classe, e serviu em Bonn, Berlim, Estocolmo, Lisboa e Assunção. Também historiador, tem obras publicadas sobre família e coronelismo e imagem e representação dos sertões.  

É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

 

Leonora Barbo

Doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Possui especialização em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pelo LaSus-UnB e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Goiás. Foi distinguida com Menção Honrosa do II Prêmio José Aparecido de Oliveira, pela monografia sobre as Estradas Coloniais do Planalto Central (2009), e com outros títulos e prêmios.

Consultora Legislativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na área de Desenvolvimento Urbano, Rural e Meio Ambiente (1995-2017). Tem experiência docente em Arquitetura e Urbanismo (2003 – 2008). Dedica-se, no momento, aos seguintes temas: cartografia histórica; viajantes e naturalistas; patrimônio cultural e memória; história regional; arquitetura vernacular; e preexistências de Brasília. É membro do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado – ICEBE, Cadeira n. 15, Patrono José Mendonça Teles. Publicou vários livros referentes ao tema da sua palestra.

 

Segunda Mesa

A Independência e as vantagens de uma capital no interior

José Theodoro Mascarenhas Menck

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutor em História pela UnB, Menck é Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, na área do Direito Constitucional. Sócio Acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – Cadeira Nº 118, cujo Patrono é José Sette Câmara e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Coordenador Técnico da Comissão Encarregada dos Festejos do Bicentenário da Independência da Câmara dos Deputados.

Autor de diversos livros e de dezenas de artigos publicados em Revistas Especializadas, foi Curador ou Co-curador de importantíssimas Exposições Comemorativas de fatos históricos de relevância política para o Brasil.

 

Anderson Batista de Melo

É historiador, fez graduação e mestrado pela UnB, lecionou em várias Instituições (Upis, Colégio Galois, Seb-Dínatos, entre outros) tanto de Ensino Médio como Superior. Pesquisa sobre Comunidades Indígenas no Planalto Central, especialmente A Dinâmica das Políticas Pombalinas no Século XVIII. Entusiasta pela Civilização Cerratense de Dinâmica e pela Construção de Brasília.

É sócio acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico Do Distrito Federal – Cadeira Nº 22 – Patrono Djalma Polli Coelho.

Tarde

Terceira Mesa

As missões de reconhecimento: Varnhagen e Cruls

Lúcia Paschoal

Doutora em História pela USP. Professora titular sênior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ex-bolsista 1-A do CNPQ. Sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Acadêmica de número da Academia Portuguesa da História.

 

Pedro Jorge de Castro

Cearense de Aurora, Bacharel Especialista em Cinematografia pela Universitá Degli Studi Di Roma – Itália, 1969, com passagem por vários Centros Universitários Estadunidenses. Professor Universitário na UnB em Cinematografia, de 1971-2002. Filmou vários documentários e longa metragens e é especialista na Missão Luiz Cruls. Roteirista e Diretor de Programas de Televisão. É autor, Co-Autor e editor de doze Livros.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – Cadeira Nº 7, cujo Patrono é justamente Luiz Cruls.

 

Quarta Mesa

A Mudança da Capital

Laurent Vidal

Nascido em 1967, é formado pelo Institut D’Études Politiques de Grenoble e possui Doutorado em História (IHEAL – Paris III). É Professor da Universidade de La Rochelle (Desde 2007) e Pesquisador do Institut des Hautes Études D’Amérique Latine (Université de Paris III). É também Diretor do Centre de Recherche en Histoire Internationale et Atlantique (Université de La Rochelle). É Sócio Correspondente Estrangeiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (desde 2013).

Seus estudos giram em torno da História do Brasil (Nascimento das cidades no contexto Atlântico, Relações Cidade-Poder, Migrações França-Brasil), História das Sociedades Atlânticas Americanas (Circulações Culturais), e História dos Ritmos.

Publicou vários livros referentes ao tema de sua palestra, principalmente Da Nova Lisboa à Brasília, em 2002.

  

Adirson Vasconcelos

Autor de dezenas de livros editados sobre o tema Brasília. É pioneiro da primeira hora da epopeia da Construção da Nova Capital.

Cearense, é jornalista, historiador, advogado e administrador de empresas e sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal – Cadeira Nº 27 – Patrono Francisco Adolfo de Varnhagen.

 

Encerramento

Dr. Ronaldo Poletti