O jurista José Eduardo Rangel de Alckmin tomou posse como sócio acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF), na cadeira 57 – Patrono Jerônimo Coimbra Bueno – na noite desta quarta-feira (4/10).

A posse ocorreu na sede do instituto, na Asa Sul de Brasília.José Alckmin, primo do vice-presidente Geraldo Alckmin, é um dos grandes nomes do direito no país. Durante sua carreira, ocupou diversos cargos públicos, foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao tomar posse no Instituto, ele destacou que acredita no desenvolvimento do Brasil e instou as novas gerações a atuarem pela conquista de direitos, buscar igualdade e combater injustiças.

“O Brasil é um desafio muito grande. Eduardo Campos dizia que não podemos desistir do Brasil. E não podemos mesmo, em tempos de radicalização. Um dos momentos de maior radicalização é aquela CPMI do 8 de janeiro. A nova geração está ai para desfazer isso melhor”, disse.

A posse foi oficializada por Paulo Castelo Branco, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal. O evento contou com grandes nomes do Judiciário, do Legislativo e da capital, como o ministro aposentado Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), general Santos Cruz, a deputada constitucionalista Moeda Santiago, o secretário de Assuntos Institucionais do DF, Paco Brito e diversos outros nomes.

O advogado pioneiro Joel Câmara destaca que Alckmin tem uma história ligada ao Distrito Federal e vai evidenciar ainda mais o papel do institut. “Ele tem muito o que servir a história do DF. Para nós é uma ótima conquista”, disse.O general Santos Cruz afirmou que o trabalho do IHGDF é fundamental para preservar a identidade de Brasília e seu povo.

“É importante na preservação da cultura, da história, nas discussões de diversos níveis. O instituto tem um quadro de 120 associados, que em muito contribuem para a preservação da história de Brasília”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *