Em mais uma edição do Café Histórico e Geográfico, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF), Deusdedith Rocha Júnior, doutor em história pela Universidade de Brasília (UnB), palestrou, na noite de segunda-feira (23), sobre o território do Distrito Federal nos anos 1700: os relatos de José da Costa Diogo.

O evento foi acompanhado por diversos associados, estudiosos, autoridades e profissionais de diversas áreas de Brasília. A palestra contou com a participação da acadêmica Lenora Barbo e ocorreu na sede do IHGDF, na Asa Sul de Brasília.

Os participantes foram convidados pelo professor a refletir sobre os primeiros registros históricos e sobre as narrativas da história da formação do Distrito Federal. A história do Distrito Federal começa bem antes da construção de Brasília.

Os rios com nomes de origem indígena, nomeados há dois séculos, e os primeiros mapas que descrevem a região onde hoje está Brasília, mostram a antiguidade da sociedade na localidade. O primeiro mapa, de Jean Baptiste D’Anville, é chamado de “Compositel’Amerique Meridionale (1748). O segundo apresentado é de Ângelo Cardoso, batizado de Primeiro mapa… de Goiás (1750), do qual surgiram outros mapas até 1756.

“Os geógrafos do século XVIII estavam começando a se dividir em dois tipos. Os antigos geógrafos de gabinete – especialistas na leitura de documentos e elaborar mapas a partir destes documentos. Mas tinha outros geógrafos que começaram a ir a campo. Dentre esses outros, há os mais e menos habilidosos e alguns deles começam a circular neste território a partir de uma determinação da Coroa Portuguesa. Então aparecem muitos documentos que vão fazendo essas descrições. Eu selecionei dois destes documentos”, disse ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *